VIAJANDO COM RECÉM NASCIDO - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

 


Oi meus amores, tudo bem?

Hoje vim trazer um post bem legal e também super útil para as mamães que assim como eu adoram ou precisam viajar. Como muitos de vocês devem saber, viajar para fora do país requer um planejamento um pouco maior, tanto na questão da "logística" (compra de passagens, hotel, moeda do país, seguros, malas etc) quanto na questão de documentação, que é um pouquinho mais chata.

O primeiro item a se pensar, e o mais importante de todos, é o Passaporte, que será seu único documento válido no exterior, e dependendo  do país, um visto.
Alguns países, como os da Europa (dentro do espaço Schengen), não exigem visto dos brasileiros para um período de até 90 dias, porém, muitos outros, como os Estados Unidos, exigem um visto específico, que deve estar anexado ao passaporte. O processo para obtenção desses documentos é um pouco chatinho, mas não impossível e nem muito difícil. 

Como decidimos viajar com o Antonio ainda recém nascido, precisamos tirar todos os documentos dele. Eu e meu marido já tínhamos tanto o passaporte quanto o visto americano, então só tivemos que providenciar os do baby. Uma dica é: somente solicite o passaporte se tiverem certeza da viagem, o motivo vocês verão ali embaixo.

Para solicitar o Passaporte, deve-se acessar o site da Polícia Federal, preencher os dados, fazer o pagamento da taxa de emissão e depois se apresentar no posto policial escolhido no horário marcado e com os documentos necessários. Porém, na hora de preencher os dados, devemos ficar atentos à alguns itens importantes: 


- Caso a criança ainda não tenha um CPF o campo CPF do Responsável deverá ser preenchido com o número do CPF de um dos pais.

Após terminar realize o pagamento da GRU (taxa de emissão) e imprima, pois esse documento será solicitado no dia.
Os documentos necessários são:

- Certidão de nascimento.
- Identidade do pai.
- Identidade da mãe.
- Uma foto 5x7 com fundo branco, recente, colorida e sem data.

Caso a mãe não tenha nenhum documento com o nome de casada, deverá levar a certidão de casamento. É importante levar, pois caso contrário não irão aceitar a solicitação.
Os pais também precisam preencher e assinar uma autorização para o passaporte ser solicitado. Ela pode ser preenchida no local ou você pode baixar um arquivo e levá-la preenchida. 


E ah, uma dica: não assinem, pois o documento deve ser assinado na hora.


Não se esqueçam que no dia do agendamento, ambos os pais devem estar presentes, além do baby, pois eles fazem uma verificação da foto e da criança para garantir que tudo está certinho. E não é necessário tirar as impressões digitais nesse caso. 

Sobre a validade do passaporte, depende muito da idade da criança. Veja a tabelinha retirada do site da Polícia Federal:


Depois de emitido o passaporte, vamos ao processo para o visto americano do bebê (que foi o que precisamos para ir à NY).

Para quem já conhece o processo para obtenção do visto americano para adultos, acaba sendo super simples, pois poucas coisas diferem. 

O passo número 1, é preencher o formulário online de solicitação de visto DS-160, neste link: https://ceac.state.gov/genniv/default.aspx . Depois disso, selecione a localização onde você vai requisita-lo (Brasília, Recife, Rio de Janeiro ou São Paulo). Depois de preenchida a página, lembre-se de imprimi-la.

Depois de preencher esse formulário DS-160, você precisará entrar na página de solicitação do visto, clicar em "inicie sua solicitação" e seguir os passos. Após esse processo, você será direcionada à uma página de pagamento da taxa de USD160,00 online. 


Após esse processo, você terá o código do formulário e a taxa paga, e aí precisará acessar o link para o agendamento no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Atenção: os horários e datas só ficam disponíveis após o pagamento da taxa. Não se esqueça de imprimir a página com a confirmação do agendamento, pois será necessário apresenta-la no dia.

Para os bebês, é altamente recomendável levar uma foto 5x7, com fundo branco e roupa de cor diferente, pois corre-se o risco de estarem dormindo ou chorando caso decidam tirar a foto lá na hora, rs.

No dia agendado, a presença do bebê não é necessária (menores de 16 anos não precisam estar presentes). Acredito que quando os pais já tem o visto americano, a aprovação é mais fácil. E ah, diferentemente dos adultos, as crianças não precisam passar por entrevista consular, salvo em casos que o Agente Consular julgar necessário.

Os documentos que precisam ser apresentados no dia do agendamento no CASV são: 

- Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. 

- Página de confirmação do formulário DS-160.

- Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa.

- Uma foto 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. 


Além disso, é bom levar a certidão de nascimento, caso seja solicitada e todos os documentos pessoais.

O processo no CASV é super rápido e tranquilo. Primeiro você passa pela triagem, para checar se todos os documentos estão certos, feito isso, apresenta-se o código do DS-160 e entrega-se a foto 5x7.

Após isso, é só esperar a notificação de que o visto já está pronto e ir retira-lo, ou espera-lo em casa caso a entrega por correio tenha sido solicitada. Detalhe: a validade só é revelada na hora da retirada do visto, pois é o Consulado quem a determina.

E deixando claro que essas informações para o visto de turismo ok? (B1/B2)

Espero ter ajudado as mamães viajantes, rs. Qualquer dúvida me mandem um alô lá no @mazanetti.

Beijos e boa viagem! rs.