RECEITINHAS DE NATAL

 





Oi meus amores, como vocês estão?

Hoje pensei em criar um post um pouquinho diferente, mas ainda seguindo esse mood natalino.
Nessa época de natal e festas, sempre damos uma atenção a mais para as comidinhas, ainda mais quando planejamos receber uma visitinha dos amigos e da família para celebrar.

Às vezes na loucura de preparar tudo para o grande dia, nos falta aquela criatividade para dar uma incrementada no menu não é? Por isso venho aqui para dar uma ajudinha às que assim como eu, gostam de pensar em tudo, do menu ao look da noite.

Começando pelas entradinhas e aperitivos, pois nada melhor do que criar uma boa impressão já no comecinho do nosso jantar e deixar todo mundo ansioso para o prato principal.

Uma dica que sempre nos salva quando deixamos as coisas para a última hora é servir um mix de castanhas e damascos, mas aqui, o que conta é a criatividade. Vale colocar as castanhas em uma taça de boca larga, e os damascos em outra.

Outra dica bem legal é servir queijo brie com geléia de damascos e torradinhas. Fica lindo e o mais importante, muito saboroso.




Para o prato principal, que tal um tartar de salmão? É um prato fino, saboroso e fresco pra essa época do ano, e que com certeza impressiona os convidados.


Ingredientes (para 3 pessoas)

Para o Molho:

- 1 colher sopa de shoyo + 1 colher de sopa (reserve essa para o final da receita ok?)
- 2 colheres sopa açúcar
- 1 colher sopa vinagre branco

Para o Tartar:

- 700 g salmão limpo (sem pele e sem espinhas)
- Suco de 1/2 limão
- Raspas de 1 limão
- 1 colher de chá de mostarda l’ancienne
- 1/4 de colher de chá de mostarda dijon
- 1 colher de sopa azeite extra-virgem
- 3 colher de sopa de salsinha e cebolinha bem picadinhas
- 1 chalota roxa bem picadinha (ou 1 cebola roxa pequena ou 1/2 média)
- Pimenta do reino a gosto
- Sal (opcional)
- Folhinhas de dill para enfeitar
- 4 1/2 colheres de sopa de cream cheese light


Agora vamos para a preparação..


Para o molho

1. Misture tudo em um recipiente para molho e leve ao fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Assim que estiver na consistência desejada, desligue o fogo e continue mexendo, até que esfrie. Não pare de mexer

2. Acrescente uma colher de sopa de shoyo ao seu molho, quando já tiver arrefecido e mexa bem. Reserve.


Para o Tartar:

1. Pique a cebola e as ervas bem picadinhas.

2. Pique o salmão em pedaços bem pequenos, com a ponta da faca, cuidado para não deixar parecendo carne moída ok? rs.

3. Acrescente os demais ingredientes e misture muito bem.
Montagem:

1. Você precisará de um acessório de patisserie, quase como um anel, para cortar bolo em formato redondo, de aproximadamente 10x10, ou habilidade com as mãos e um pouquinho de paciência.

2. Coloque o anel no prato e preencha a base com 1 1/2 col sopa de cream cheese. Espalhe bem. Por cima, coloque o Tartar até preencher o anel. Aperte bem, para que ele não desmonte quando o anel for retirado.

3. Coloque a folha de dill por cima, e ao lado o molho de shoyo. Gente, esse molho faz TODA a diferença, não deixem de fazê-lo.




E agora, para fechar a noite com chave de ouro, nada melhor do que uma sobremesa, rs.

Uma coisa que o Marquinhos, meu marido, sempre prepara para a família, são carolinas recheadas. Uma receita fácil mas que fica ma-ra-vi-lho-sa!

Para essa receita, você precisará de carolinas já prontas. Corte ao meio, coloque sorvete (aí pode ser o de sua preferência) e acrescente um ganache de chocolate por cima, fica divino.


Receitinha prática de ganache:

Ingredientes:
- 50g de chocolate ao leite ou meio amargo
- 200g de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa manteiga


Modo de preparo:

Derreter o chocolate no microondas, para isso coloque o chocolate em um recipiente de vidro leve ao microondas e na potência máxima deixe por 1 minuto.
Enquanto isso, derreta a manteiga
Passado o tempo, retire o chocolate do microondas e mexa, se perceber que ainda não está bem derretido, repita o processo por mais 30 segundos.
Coloque o chocolate derretido numa panela junto com a manteiga derretida e o creme de leite, deixando em fogo baixo e mexendo até se tornar um creme homogêneo.


Espero que gostem das dicas, e me contem lá no Instagram @mazanetti quais serão as receitinhas escolhidas por vocês para o natal!